Lar Internacional Lula emite decreto limitando uso de armas por policiais; veja os detalhes
InternacionalPoliciaPolíticaÚltimas notícias

Lula emite decreto limitando uso de armas por policiais; veja os detalhes

O governo federal publicou nesta 3ª feira (24.dez.2024) um decreto para regulamentar o uso da força pelos agentes de segurança pública. Segundo o texto, armas de fogo devem ser utilizadas como “medida de último recurso” e o nível da força empregado deve ser compatível com a gravidade da situação.

O texto foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) e assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Eis a íntegra do decreto Nº 12.341 de 2024 (PDF – 193 kB).

“Os órgãos e os profissionais de segurança pública devem assumir a responsabilidade pelo uso inadequado da força, após a conclusão de processo de investigação, respeitado o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório”, regulamenta.

Veja os principais pontos do decreto:
Armas de fogo

Os armamentos devem ser utilizados como “medida de último recurso”.

De acordo com o decreto, as forças de segurança pública não podem utilizar a arma de fogo em situações de pessoa em fuga que esteja desarmada ou contra veículo que desrespeite o bloqueio policial.

O uso é autorizado em casos de risco ao profissional de segurança ou a outros.

Uso da força

O decreto afirma que a força só poderá ser utilizada quando outros recursos de “menor intensidade” não forem suficientes.

O texto dá diretrizes gerais e não especifica os níveis de força que podem ser utilizados pelas polícias. Por isso, o decreto deixa explícito que o Ministério da Justiça fará normas complementares para a execução das medidas do decreto.

É responsabilidade do Ministério financiar ações, capacitações e desenvolver materiais de referência para a implementação do decreto.

Discriminação

Uma das diretrizes a serem seguidas é que os profissionais de segurança pública não podem agir de forma discriminatória em relação a cor da pele, identidade de gênero e orientação sexual, por exemplo.

Fonte: Poder360

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

AssaltosPoliciaÚltimas notícias

assalto com requinte de crueldade VAMOS DENUNCIAR!

VAgabundos fazendo covardia com trabalhadores que estavam saindo cansados do trabalho, ocorreu...

AssaltosPoliciaÚltimas notícias

Assalto com requinte de crueldade VAMOS DENUNCIAR!

https://youtube.com/shorts/zEhZRETEiXs?feature=share VAgabundos fazendo covardia com trabalhadores que estavam saindo cansados do trabalho,...